SEIS MESES DE GOVERNO:PREFEITO DE COXIXOLA PRESTA CONTA DE OBRAS E SERVIÇOS QUE MARCAM O INÍCIO DE UM NOVO TEMPO NA HISTÓRIA DA CIDADE

Os moradores de Coxixola, no Cariri Ocidental da Paraíba, vão aos poucos se acostumando com uma realidade nunca vista na cidade: o volume de obras e ações, marcando a presença do poder público municipal em todos os quadrantes do município.

Durante a campanha eleitoral de 2020,o então candidato a prefeito pelo Democratas(DEM), Nelson Honorato, apresentou uma série de propostas visando mudar radicalmente o panorama urbanístico de Coxixola e promover um notável avanço na qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes.

Com apenas seis meses de mandato, já se percebe que não eram simples promessas de campanha. É o que atestam, por exemplo, os moradores do bairro do Cruzeiro, localidade beneficiada, de início, com investimentos próprios da ordem de R$ 300 mil. A avenida principal do bairro está com o serviço de calçamento em fase avançada. A obra mudará a vida dos moradores, que até agora, chovesse ou fizesse sol, sofriam com os incômodos causados pela lama e a poeira. A via será em mão dupla e terá canteiro central, propiciando também a melhoria paisagística do local.

Outro obra paisagística em andamento é a fonte luminosa – em fase final de construção -, localizada no entorno que dá acesso às saídas para São Domingos do Cariri, Congo e Caraúbas. O equipamento – fruto de uma ideia do próprio prefeito Nelsinho – terá também a função de rotatória, dinamizando o trânsito no local.

Zona Rural
É pretensão de Nelson Honorato, ao longo dos quatro anos de mandato, dotar todas as localidades rurais de Coxixola com pelo menos uma obra de relevância, cada uma. E esse audacioso projeto já teve início pelo Campo do Velho, a maior comunidade rural do município.

No Campo do Velho, já está em fase de conclusão o novo Clube Social Jane, que será também um ginásio poliesportivo, beneficiando em vários aspectos a população local, com a realização de atividades esportivas, assim como de eventos festivos. A obra tem um investimento de R$ 400 mil, e foi aditivada por iniciativa do próprio prefeito, para que tivesse a finalidade diversificada de ginásio e clube social.

“A construção desse ginásio representa um marco para essa tão importante comunidade”, observa o prefeito.

Ainda no Campo do Velho, o prefeito anuncia, para breve, o início de mais uma obra: a reforma geral da praça, que terá um novo piso, agora na modalidade ‘intertravado’. Todo o aspecto paisagístico do logradouro será remodelado, passando a contar inclusive com um belo letreiro com a inscrição “Eu Amo Campo do Velho”.

Nesses seis meses, duas passagens molhadas foram construídas no Campo do Velho. “Era uma aspiração antiga dos moradores e visitantes da localidade, que sofriam com a dificuldade de acesso”, diz Nelsinho.

Uma outra comunidade rural que também passa por transformações marcantes é a do Serrote Apertado. Lá, Nelson Honorato ouviu os moradores, que bem no início do governo pediram a construção de uma praça. De imediato, a Prefeitura Municipal de Coxixola deu início à obra, que está quase concluída. Serviços finais de paisagismo e a pintura do clube é o que falta para que o equipamento seja inaugurado. A praça terá um parquinho para a diversão da criançada, e contará também com rede de wi-fi gratuita.

Enquanto as obras são tocadas, a prefeitura mantém o serviço de patrolamento de estradas vicinais, revitalizando todos os acessos às comunidades rurais do município.

Mão de obra local
O emprego da mão de obra local nos serviços feitos em Coxixola, também foi uma das promessas de campanha do prefeito Nelson Honorato. E essa também vem sendo cumprida à risca.

“Sempre me incomodou o fato de que as obras implementadas na cidade eram antes executadas por mão de obra vinda de fora. Agora não. Os trabalhadores de Coxixola têm essa oportunidade de trabalhar e ter seus ganhos, sem precisarem sair do município”, comemora Nelsinho.

O prefeito de Coxixola agradece à colaboração de todos os trabalhadores e parceiros por esses seis primeiros meses de trabalho, e diz que muito ainda está por vir.

“Isso é apenas o começo”, arremata.