Secretário de Planejamento, Eduardo Belo, detalha investimentos no setor turístico de Caraúbas

O secretário de Administração, Planejamento e Comunicação da Prefeitura Municipal de Caraúbas, Eduardo Belo, participou do programa Paraíba Atualidade no último sábado,31, e comentou a respeito dos investimentos no setor turístico do município, que vêm sendo feitos pela gestão do prefeito Silvano Dudu.

Ele afirmou que atualmente cerca de R$ 5 milhões estão sendo investidos na construção do Balneário Cangati, cuja primeira etapa já está com 65% executados.

Para a segunda etapa, já foi iniciado o processo de licitação para urbanização e infraestrutura, que de acordo com Belo, conta – para as duas fases – com recursos provenientes de emendas do deputado federal Efraim Filho (DEM).

Segundo Eduardo Belo a obra, antigo sonho do ex-prefeito Severino Dudu (pai do atual prefeito), será um divisor de águas na história do turismo da região.

“Vamos ter uma área de lazer nunca vista no Cariri”, declarou.

Outro atrativo turístico para o município de Caraúbas será o sítio arqueológico, que se encontra em fase de pesquisa e documentação. Trata-se, segundo Belo, de um cemitério indígena recentemente descoberto, cujas escavações revelaram pinturas e inscrições rupestres feitas pelos antigos habitantes da região.

As atividades de pesquisa e documentação estão sendo feitas por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também tomará parte nos trabalhos, que têm o acompanhamento de técnicos da prefeitura de Caraúbas.

Por essas e outras razões, afirma Eduardo Belo, Caraúbas está inserida na Rota Cariri Cultural, e como fruto de um planejamento desenvolvido desde 2017, faz parte do Mapa Turístico do Brasil.