Primeira Expedição Cultural Pedra do Ingá ocorrida na sexta(19), coroada de sucesso; A ideia surgiu através do pároco da cidade Padre Mário Silva

Expedição Cultural na Pedra do Ingá

Na noite dessa última sexta-feira (19/11), a Paróquia de Ingá, deu início aos eventos que antecedem as festividades da Padroeira, em parceria com a Mr. Camaleão, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Geografia da Paraíba, Na trilha comigo e Prefeitura Municipal de Ingá, foi realizado a I Expedição Cultural na Pedra do Ingá.

A ideia surgiu através do pároco da cidade, Padre Mário Silva, em uma visitação a Pedra junto com um grupo de biólogos. Estes que tinham muita curiosidade em conhecer as Pedras Itacoatiaras, mas por necessidade de deslocamento só chegariam a tempo de visitar a Pedra a noite, e nessas condições Padre Mário solicitou uma autorização especial de visitação, por ser no turno da noite, recebeu total apoio para que esta fosse feita. Foi o momento em que eles viram a pedra iluminada com luzes artificiais e perceberam que por essa outra perspectiva era possível enxergar melhor alguns detalhes, que pela luz natural do sol não se vê.

Notificando uma carência de conhecimento e visitas as itacoatiaras, e “para incentivar a visitação, e para que se desenvolva mais a cultura e o conhecimento dos marcos culturais da nossa cidade.” Padre Mário recorreu a Secretaria de Educação, onde a secretária, Walbenia abraçou a ideia e junto com a Prefeitura Municipal de Ingá e a Secretaria de Turismo deram apoio para o início deste projeto. As empresas Mr. Camaleão e Geografia da Paraíba que tem seus fundadores filhos de Ingá, também deram as mãos e juntos fizeram acontecer a I Expedição Cultural na Pedra.

O pesquisador e fundador do Na trilha Comigo, Dennis Mota esteve com os presentes visitantes no Museu Histórico de nossa cidade, explicando como era a fauna e a flora e os animais que habitaram a nossa região há milhares de anos.

Os participantes também puderam conhecer as diversas teorias que envolvem os mistérios da Pedra do Ingá. Durante a explicação de Dennis em frente a principal rocha gravada, um grupo de jovens realizaram um musical, ajudando a contar esta rica história em nosso município.

Ao final desta noite mágica, Carlos Pontes, do Geografia da Paraíba, contou um pouco sobre a história de Piteco, um personagem dos quadrinhos da turma da Mônica, que vive com sua tribo ali na Pedra do Ingá, há vários anos atrás. Logo em seguida a cidadã Heloise, do distrito de Pontina recitou um cordel, do alto da pedra, nominado de Cordel das Itacoatiaras.

O público presente vibrou com animação, ao término da noite houve lanche para todos e a disponibilização de transporte para retorna a zona urbana de Ingá.

A festa da Padroeira continua, sua abertura será próximo dia 28/11, domingo, às 18h com hasteamento da bandeira e banda 31 de março, em frente à igreja matriz. A programação segue até o dia 8/12, se encerrando com uma carreata.

Confira álbum de fotos na página do Ingá Cidadão no Facebook 

Para mais detalhes e informações acompanhe os perfis do instagram @paroquia_de_inga, @pedradoinga, @natrilhacomigo, @seduc_inga, @mr.camaleao, @geografia_da_paraiba.

FOTOS: @ren7nfotos

Redação com Ingá Cidadão