Prefeito do Ingá Robério Burity aguarda licença ambiental para dar início às obras do esgotamento sanitário

Durante sua participação na I Seminário Virtual da Semana do Meio Ambiente, o prefeito Robério Lopes Burity informou que as etapas burocráticas que dependiam da Prefeitura Municipal visando resgatar o projeto de esgotamento sanitário de Ingá, que data ainda do ano de 2014, já foram superadas, faltando apenas a liberação da renovação da licença ambiental por parte da Sudema, o que deverá acontecer na próxima semana.

Robério afirmou que já foi feita a licitação e ordem de serviço para obra do esgotamento sanitário, cujos recursos são da ordem de mais de 5 milhões reais.

Em sua palestra o prefeito enfatizou outros temas relacionados ao meio ambiente:

  • Ingá participar de programas de Crédito de Carbono através do reflorestamento de parte das propriedades rurais, gerando lucro para no setor rural de modo sustentável e contribuindo com a recuperação do meio ambiente.
  • Incentivo à agricultura orgânica, abolindo o uso de agrotóxico
  • Aquisição de um equipamento triturador de resíduos florestais, que transforma em adubo e elimina o uso de queimadas
  • Execução do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) no lixão de Ingá, que atualmente não recebe mais os resíduos de Ingá e região, os quais estão sendo levados para Campina Grande.
  • Incentivo à criação da Cooperativa dos Catadores, que atualmente recebem uma ajuda temporária da Secretaria de Ação Social.

Bem como citou outros temas importantes para o município.

  • Mapeamento e planejamento dos pontos turísticos do município de Ingá, evolvendo o turismo cultural (projeto arquitetônico da Pedra Lavrada) e de aventura (rapel em localidades rurais e rampa de voo livre), bem como a possibilidade da implementação do turismo religioso com investimento na Serra do Cruzeiro por meio de uma emenda do senador Veneziano, na ordem de 300 mil reais, criando o Mirante do Cruzeiro.
  • Apoio a implantação de uma faculdade no recém criado núcleo urbano na localidade Hotel Cruzeiro, com atuação nas áreas de humanas e tecnologia.
  • Ações de enfrentamento à Covid-19 e aquisição de mais um respirador para a UPA de Ingá com recursos próprios.
  • Socorro às famílias carentes através de doações de alimentos por meio do PAA e cestas básicas e ajudas às pessoas em situação real de vulnerabilidade social.

Ingá Cidadão