Mais de 50 exames de endoscopia foram realizados pela Secretaria de Saúde de Ingá neste domingo (20)

Nunca antes na história de Ingá a gestão municipal havia disponibilizado à população exames de endoscopia realizados no município.

Pela segunda vez, a gestão do prefeito Robério Burity realiza este tipo de exame especializado através Secretaria Municipal de Saúde. A primeira foi em dezembro de 2021 e a segunda neste domingo, 20 de março de 2022. Foram realizados mais de 50 exames de endoscopia por profissionais especializados.

Sala de exames

A secretária municipal de saúde, Virgínia Leite, acompanhada de sua equipe, esteve recebendo e orientando os pacientes pessoalmente nesta manhã de domingo, e mostrou todo o processo do atendimento aos pacientes.

Secretária Virgínia acompanhando e orientando os pacientes e acompanhantes

Tudo começa no atendimento ao paciente na consulta inicial com o médico clínico geral na UBS do bairro ou localidade onde reside. E de acordo com a avaliação médica, o paciente é encaminhado para o médico especializado, no caso o gastroenterologista, que faz a indicação do exame. Em seguida, o paciente vai até a Secretaria de Saúde, onde no setor de atendimento é feita ficha e marcação do exame.

Sala de triagem

Na data do exame, o paciente comparece em jejum com acompanhante à Secretaria Municipal de Saúde, passa pelo setor de triagem e preparação para a sala de anestesia e realização da endoscopia.

Sala de observação

Realizado o exame, o paciente é conduzido com a ajuda de seu acompanhante para a sala de observação por cerca de 15 minutos de repouso.

Mesa do café da manhã

Após tomar o café da manhã, o paciente e acompanhante são conduzidos para sua residência em transporte da prefeitura municipal de Ingá. Neste domingo todos os veículos estavam à disposição da saúde, sendo que dois deles estavam exclusivo para o transporte dos pacientes.

Veículos da prefeitura conduzem o paciente para sua residência ao final do exame

A secretária Virgínia Leite parabenizou toda equipe pela dedicação e profissionalismo no acolhimento e atendimento dos pacientes nesta manhã de domingo. Ingá Cidadão

Redação