João Pessoa adia vacinação contra Covid-19 de adolescentes após recomendação dos Ministérios Públicos

Imunização desse público só deve ocorrer após reforço da vacinação em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas.

Uma recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Paraíba (MPPB) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) frustou o início da vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos na cidade de João Pessoa. De acordo com a Prefeitura Municipal da capital, a imunização desse público estava programada para acontecer neste fim de semana, mas foi adiada.

A recomendação dos órgãos é que se siga o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 quanto à ordem de prioridade estabelecida, em especial a imunização de adolescentes com deficiências permanentes, com comorbidades, gestantes e puérperas e privados de liberdade, e, em seguida se deve imunizar os adolescentes sem comorbidades, destinando as doses recebidas das vacinas àquele público.

Em nota divulgada neste sábado (11), que o ClickPB obteve, a Prefeitura informou que a deliberação da CIB é que seja dada prioridade para a terceira dose (reforço) da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Somente após esta etapa a SMS poderá iniciar a imunização de adolescentes.

A nota

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem a público esclarecer que conforme chegou a ser divulgado no site do município (joaopessoa.pb.gov.br) na última sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estava com toda sua estrutura pronta para iniciar a imunização de adolescentes (12+) contra a COVID-19 neste fim de semana. Porém, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e orientação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), a vacinação de adolescentes teve que ser adiada na capital.

A deliberação da CIB, que é composta pelo secretário de Saúde do Estado e dos demais municípios da Paraíba, foi para que seja dada prioridade para a terceira dose (reforço) da vacina contra o Novo Coronavírus para os idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Somente após esta etapa a SMS poderá iniciar a imunização de adolescentes.

Diante do ocorrido, a Prefeitura de João Pessoa acata a recomendação dos órgãos de controle e suspende a vacinação dos adolescentes.

Fonte: ClickPB