Governador anuncia instalação de 14 leitos no Sertão e Paraíba chega a 1266 leitos de UTI e enfermaria exclusivos para covid-19

O governador João Azevêdo, em entrevista ao programa ‘Conversa com o Governador’, desta segunda-feira (31) garantiu que a partir de amanhã (1) serão instalados mais leitos para tratamento exclusivo da covid-19 no Sertão, região que apresenta grave cenário de sobrecarga no sistema de saúde. Segundo o gestor, com a ampliação, o estado passar a totalizar 1266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria exclusivos para covid-19. 

“Teremos 14 novos leitos exclusivos para Covid-19 na região do Sertão. Em junho, serão mais de 10 leitos em Patos e 4 em Cajazeiras. Em Sousa, serão mais de 10 leitos exclusivos para a doença também em junho. A Paraíba já possui 1266 leitos exclusivos para a covid-19. Para essa demanda também precisamos de profissionais qualificados e por isso, convocamos mais 1.022 profissionais de saúde para atuar nas 18 unidades de referência e atendimento da Covid-19. Os profissionais serão alocados em 10 cidades da Paraíba e irão atuar na linha de frente”, disse. 

Conforme apurou o ClickPB, o gestor explicou ainda que só os leitos não resolvem a grave situação da pandemia no estado. “Não é só abrir o leito, mas acima de tudo, precisamos de profissionais. Se nós precisarmos abrir todos os dias novos leitos, poderá chegar uma hora que não teremos profissionais suficientes para atender, pois já estão ocupados em outras demandas”, destacou. 

Recentemente, em reunião com o Ministério da Saúde, o Governo da Paraíba solicitou mais respiradores. Os equipamentos são essenciais para garantir a abertura de mais leitos exclusivos para a Covid-19.

De acordo com informações do boletim da Secretaria de Saúde, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 82%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 79%. Em Campina Grande estão ocupados 88% dos leitos de UTI adulto e no sertão 94% dos leitos de UTI para adultos. Segundo o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 73 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 1.005 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Enquanto são ampliados os número de leitos, cresce também o de pessoas vacinadas no sistema de informação SI-PNI que identifica a aplicação de 1.276.160 doses na Paraíba. Até o momento, 844.460 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 431.700 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.620.498 doses de vacina aos municípios.

Fonte: ClickPB