Campina Grande passa a realizar agendamento para a aplicação de segundas doses da vacina contra covid

O agendamento, assim como na logística para a primeira dose, será sempre disponibilizado na noite do dia anterior.

A partir da próxima segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai adotar a estratégia de agendamento para a aplicação das segundas doses das vacinas contra covid. O agendamento, assim como na logística para a primeira dose, será sempre disponibilizado na noite do dia anterior.

A medida foi tomada para preparar melhor a logística e distribuir o público de forma mais organizada, otimizando o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

“Observamos que, como a disponibilização dos locais de segundas doses não é o mesmo onde as pessoas receberam a sua primeira dose, elas estavam procurando mais alguns pontos do que outros e isso gerava aglomeração em alguns locais e esvaziamento em outros. Então nós vamos sistematizar essa distribuição, com o agendamento, para organizar”, disse o secretário-executivo de Saúde, médico Gilney Porto.

AstraZeneca

A decisão também busca solucionar a questão da oferta das vacinas AstraZeneca. A aplicação da D2 deste imunizante não está sendo realizada no dia previsto para algumas pessoas, pelo fato de que o aprazamento no cartão é de 12 semanas (84 dias). Contudo, a Secretaria Estadual de Saúde somente disponibiliza as remessas com 90 dias. Então, com o intuito de evitar problemas na busca pela vacina, o Município decidiu sistematizar o preenchimento de vagas, através do agendamento.

Campina Grande já vacinou mais de 107 mil pessoas com as duas doses, mais de 6 mil com dose única e mais de 260 mil já tomaram a primeira dose.

Fonte: ClickPB