Asteroide quase três vezes maior que o Cristo Redentor vai passar próximo da Terra em janeiro

Objeto espacial ‘2013 YD48’ tem 104 metros de diâmetro; monumento no Rio de Janeiro tem 38 metros de altura.

Um asteroide quase três vezes maior que o Cristo Redentor vai passar próximo da Terra no começo de 2022. Trata-se da rocha espacial apelidada de “2013 YD48”, que tem aproximadamente 104 metros de diâmetro e deve se aproximar do planeta no dia 11 de janeiro. O monumento situado na capital fluminense tem 38 metros de altura. As informações foram divulgadas pela agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira.

O asteroide passará a uma distância de 5,6 milhões de quilômetros de distância da Terra. Apesar de parecer distante, em termos de espaço é uma longitude pequena. Segundo a Nasa, qualquer objeto espacial que passe em um raio menor que 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra é considerado potencialmente perigoso.

A Nasa monitora a aproximação deste asteroide, por meio do painel do Asteroid Watch. Este projeto acompanha objetos espaciais que passam relativamente próximos da Terra.

Outros quatro asteroides estão previstos para passar nas “proximidades” do planeta no começo do próximo ano. No domingo, o asteroide 2021 YK será observado a 190 mil quilômetros da Terra. Com cerca de 12 metros de largura, ele será o objeto espacial que mais vai se aproximar da Terra em janeiro.

Em 5 de janeiro, um asteroide de 64 metros de largura passará a 2,1 milhões de quilômetros da Terra. No dia seguinte, um asteroide de sete metros de largura passará a 7,4 milhões de quilômetros de distância do planeta. E no dia 7, um asteroide de quatro metros de largura passará a 1,7 mil quilômetros de distância.

Fonte: O Globo