Em 18 meses, 20 pessoas testaram positivo para meningite em João Pessoa, conforme dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desse total, três casos ocorreram de janeiro a junho deste ano. Uma das formas de prevenção ainda é a vacinação e isso é oferecido gratuitamente, por meio da Seção de Imunização. A SMS alerta para a necessidade de não se descuidar e manter os cuidados.
A meningite é uma inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro, que pode ser causada por bactérias, vírus e fungos, ou mesmo por processos não infecciosos transmissíveis. De acordo com a Secretaria, qualquer pessoa pode ser acometida pela doença, mas as crianças menores de 5 anos são as mais afetadas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa.
O momento da transmissão do meningococo ocorre por meio de secreções respiratórias e saliva, durante contato próximo com uma pessoa infectada. A prevenção é a vacinação. De acordo com a SMS, a vacina meningocócica B é indicada na proteção de crianças com idade de três meses, reforçada aos cinco meses e com 1 ano de idade. Enquanto a vacina meningocócica ACWY é indicada para adolescentes de 11 à 12 anos. Esse tipo protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é considerada a variação mais grave da doença e pode ser fatal.
Atendimento
Apresentar sintomas da doença: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça, mal-estar, náusea, vômito ou sensibilidade à luz, deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF). Em casos mais graves, é preciso ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Fonte: ClickPB