20 pessoas testaram positivo para meningite em João Pessoa em 18 meses e Secretaria alerta para vacinação

Em 18 meses, 20 pessoas testaram positivo para meningite em João Pessoa, conforme dados da  Gerência de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desse total, três casos ocorreram de janeiro a junho deste ano. Uma das formas de prevenção ainda é a vacinação e isso é oferecido gratuitamente, por meio da Seção de Imunização. A SMS alerta para a necessidade de não se descuidar e manter os cuidados.

A meningite é uma inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro, que pode ser causada por bactérias, vírus e fungos, ou mesmo por processos não infecciosos transmissíveis. De acordo com a Secretaria, qualquer pessoa pode ser acometida pela doença, mas as crianças menores de 5 anos são as mais afetadas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa.

O momento da transmissão do meningococo ocorre por meio de secreções respiratórias e saliva, durante contato próximo com uma pessoa infectada. A prevenção é a vacinação. De acordo com a SMS, a vacina meningocócica B é indicada na proteção de crianças com idade de três meses, reforçada aos cinco meses e com 1 ano de idade. Enquanto a vacina meningocócica ACWY é indicada para adolescentes de 11 à 12 anos. Esse tipo protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é considerada a variação mais grave da doença e pode ser fatal.

Atendimento

Apresentar sintomas da doença: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça, mal-estar, náusea, vômito ou sensibilidade à luz, deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF). Em casos mais graves, é preciso ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Fonte: ClickPB